segunda-feira, 19 de março de 2012

Sobre assistir Palestras - parte 1



Sobre assistir Palestras


Uma coisa muito interessante, mais do que qualquer palestra (de qualquer tema- independente mesmo de quem a apresente!), é como nos comportamos como platéia, ou até deveríamos nos comportar... já vou explicar!
"Oi pessoal - seu chefe ou professor falando -, hoje Siclano vai dar uma palestra falando sobre o que é a... (sei lá...) água! Vamos reunir as cadeiras aqui..." Você vai, acha o lugar estratégico, não muito na frente pra não estar sujeito a ganhar cusparadas surpresas, nem a mercê de um dos piores medos da humanidade: Ter que falar em público! Uma pesquisa americana sobre medo disse que os entrevistados elegeram o "medo da morte" em segundo lugar, essa tragédia derradeira de todo ser vivo perdeu apenas para um outro medo- tcharaannn- Falar em público, primeiro lugar!
Mas como você vai é 'assistir' a palestra, você pode até ter um momento de empatia e pensar "noossa, não queria estar na pele desse cara, porque é gente demais aqui no auditório!" mas logo logo você se desocupa de pensar no palestrante e vai procurar o melhor lugar, longe daquele colega que fica com tic nervoso de balançar insistentemente a perna porque "não consegue ficar parado", por exemplo.
Aí beleza, a palestra começa. O palestrante vai indo pro seu lugar de discurso. Se for mulher, a platéia feminina repara a roupa da palestrante, platéia masculina imagina rápido como ela seria sem roupa (que vergonha né, mas é instintivo.). Se o palestrante for homem, a platéia feminina repara na roupa (e eu já li até que se o cara usa relógio ou não...). platéia masculina costuma reparar ou no jeito de falar (sempre tem aquele colega mala pra cochichar pro seu grupinho "huumm, essa Coca é Fanta Uva..."), ou reparam se o cara TEVE que usar gravata ou fazer a barba para apresentação, por que aí o palestrante vira um exemplo de que "pode se dispensar certas formalidades para passar credibilidade...". Enfim, dizem que os primeiros 15 a 30 segundos (que, se você converter para ENFRENTE A UMA PLATÉIA TE OLHANDO, podem ser dias!!), média de 20 segundos, são de o público te dando uma "geral" visual; dizem que muitos nem ouvem o que está sendo dito nesses segundos, e dependendo de como o palestrante estiver intrigando a platéia com a aparência, ele costuma até repetir sorrindo "Ouu, vão lá gente, boa taaaarde!!!" - uns costumam até falar "Vamo acordaaaar!", talvez sem levar em conta que ele próprio fez o pessoal ficar sonhando ao vir vestido como o Alladin do desenho... ou como um astronauta em plena terça-feira as quatro e quinze da tarde.
Passaram os 20 segundos! Já 'revistamos' visualmente o palestrante, o colega mala já fez o comentário da 'fanta-uva' ou não, a turminha da conversa sobre a "operação da tia Clotilde" ou "quem foi eliminado em big brother" pausam. CLICK, todo mundo relaxa, um ser humano está falando; Eu só tenho que ouvir, certo?! - ERRADO, se você estivesse escutando sermão de pai e mãe, ou tivesse falado 'balança' na frente de uma menina de TPM, sim! Em palestras você não está para ouvir apenas. Tenta imaginar, se a pessoa (o palestrante) está nesse tal medo que ultrapassa o medo da morte, que é falar em público, ele pode até 'morrer', mas ele vai levar um bucado de gente com ele...
Mas também tem o outro lado da moeda, o palestrante que GOSTA de falar em público, gosta tanto que contagia a platéia, ele quer dividir aquela experiência com os outros e te convida (em alguns casos até te puxa como imã!) tanto que parte da platéia até esquece de "público" ou qualquer outra coisa e costuma até mesmo sair mais 'falante' depois da palestra! Ficam naquela sensação de alívio, a respiração flui leve e todos ficam 100% mais motivados para a vida.
"MISSÃO CUMPRIDA", daí o chefe ou professor vem falar com a gente depois da palestra com ar de pai de debutante "...não falei que vocês iam gostar da palestra de Siclano??!" ... é, mas nem todo palestrante é o "Siclano", palestras podem ser bem desastrosas, logo, engraçadas de contar! E é por isso que eu decidi escrever sobre elas nessa pequena série de crônicas.
---link para a segunda parte :)

Um comentário:

  1. Kkkkkkk!
    Sempre sinto nervoso para quem está lá na frente...
    Isso ocorre também quando vou ao teatro.

    Amei o texto!

    ResponderExcluir