segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tapa nas Costas



Em todas as culturas existem cumprimentos. É a forma de começar uma conversa ou mostrar respeito por alguém que você encontra. Tem saudações de todo tipo, indígenas, budistas, em lutas marciais, saudações de "roça" eternizadas pela quadrilha. Os japoneses se curvam, ou até mesmo aderem ao aperto de mão quando em contato com ocidentais. Agora, eu não consigo imaginar, quando, onde, muito menos porque alguém um dia cogitou que dar tapa nas costas é legal.
Eu não estou reclamando de qualquer tapa não. Mas é que tem gente que parece que criou uma lógica na cabeça que quanto mais forte e mais repetido o tapa for, vai mostrar mais a satisfação de ter te encontrado. E pior, tem uns que parecem que fazem de sacanagem e vão com as pontas dos dedos, e se você reparar não estão querendo te "bater" disfarçado não, se você comentar com outras pessoas do grupo você vai ver que "fulano" não cumprimenta não, acha que está consertando televisão 'véia'.
Eu estudei com um cara que já era famoso por cumprimentar assim, e pra não perder o amigo (nem a pele do ombro) eu criei até uma técnica. Ele ia chegando todo animado, o bom desse tipo de agressor é que ele já avisa que vai te atacar, e você pode até medir a força que ele vai bater pela satisfação que ele te localiza. Se gritar seu nome, ... serenidade, atenção na técnica que ela não falha. O cara chegava todo amigão e eu calculava friamente enquanto falava "ôÔÔ fulaaano!" na hora que ele chegava perto e levantava o braço, eu "serenamente" passava o braço arqueado entre a mão e a cabeça do caboclo e dava semi-tapas no ombro dele (do jeito que se dá parabéns pra velhinho que você não conhece - tio do seu pai ou da sua mãe). Eu já repeti essa técnica ao longo da vida e tem gente persistente que ainda costuma dar tapas no seu 'braço de bloqueio', pode ficar tranquilo porque vai pegar no cotovelo, e cotovelo é osso, você não vai sentir nada.
Porém, mesmo dar tapa nas costas do jeito normal é perigoso. Você chega inocente pra cumprimentar um amigo, dá tapa nas costas, a pessoa muda o sorriso na hora fazendo cara de dor, "ué que que foi?!" você pergunta sem graça. - "Não, é que eu fiz tatuagem...!". Daí você pede desculpa, continua conversando, na hora que vai despedir... esquece e dá tapa de novo.

Um comentário: