quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aniversário do Hertz





No dia 22 de Fevereiro, quarta-feira passada, o Google fez uma homenagem em seu logotipo ("Doodle") que além de ter chamado a atenção, é sobre um físico que compensa conhecer melhor, Heinrich Rudolf Hertz.
Ele poderia ser definido por algum folião destruído pelo Carnaval como "o cara que inventou as ondas de rádio", ou como na wikipédia "um físico alemão que demonstrou a existência da radiação electromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.".
O que me chamou a atenção foi que na mesma hora eu lembrei de "Mega-Hertz". Quem lembra de programas nos anos 80 terminando? Nos créditos do programa um locutor dizia "ZYC Blábláblá, 525 mega-HERTZ! Em Sapucaia do Norte canal 37, em Georgina do Campo canal 45...". Ou melhor! Tá com pressa? Sem o Mr Hertz não tinha rádio, nem TV, nem nada. Se você chorou com a morte do Steve Jobs, em 1° de Janeiro de 1894 você teria dado um ataque epilético.
O Hertz morreu com 36 anos deixando a mulher e duas filhas ( As filhas não tiveram filhos, encerraram a transmissão do cara, poxa...). Ironicamente um dos maiores responsáveis pela propagação de ondas por todo mundo, além de ter morrido por um tumor na orelha, sofria de enxaqueca e não propagou tantos descendentes.
No Brasil, desde de nomes como Chico Anísio, Chacrinha e Silvio Santos, que se comunicaram com o país inteiro através do rádio e tiveram seu ápice na televisão, e mesmo atualmente com programas como Pânico da Jovem Pan e a Voz do Brasil (esse último é um "descendente" do Hertz que ninguém gosta...) foram nos dado graças aos estudos desse cara.
As operadoras de celular poderiam ser outras "descendentes" do Hertz que dividem opiniões, nos deixam na mão as vezes, poderiam nos deixar falar de graça, mas valorizam o uso das "ondas do Hertz". Mas por outro lado nos comunicamos em distância e podemos, sei lá, mandar "Feliz Aniversário!" para quem é importante para gente.




Queen - Radio Gaga

4 comentários:

  1. ***"ZYC 696 em Trolózinho 250 mega-hertz..." coisa do tipo rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. achei esquisito...assim meio sem nexo a musica...mas tudo bem...vou acreditar e continuar abrindo...abraços

    ResponderExcluir
  3. esqueci....manoel.....giovani...sou careta ...nao entendi nadaaaaaaaaaaaa....

    ResponderExcluir
  4. A letra dessa música do Queen mostra o lado das ondas do rádio como eu imagino que nem o próprio Hertz imaginava enquanto estava nos seus estudos. O cara estava criando um "transporte" para sonhos, etc. Vale a pena dar uma olhada! http://letras.terra.com.br/queen/76405/traducao.html

    ResponderExcluir