segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pegar Ônibus em BH

Pegar Ônibus em BH

Quem pega ônibus em Beagá poderia muito bem ler uma crônica dessas num daqueles folhetos plastificados e pendurados por uma gominha no banco da frente, aqueles mesmos que você pega começa a ler e para as vezes porque os poetas viajaram muito e você encosta a cabeça no vidro, cansado, olhando os carros na rua.
Pegar ônibus tem aventura desdo ponto. Dependendo de onde você vai pegar (e quando a vontade de chegar em casa é muito grande) você já deve ter deparado com o número da sua linha, fica animado, mas logo vê escrito "GARAGEM" no letreiro iluminado. Ou tomar um susto quando você está esperando seu ônibus de costume e quase perde porque, hoje ele veio numa cor diferente. Eu fico imaginando o cara da frota mandando o motorista ir com a cor diferente e falando "Vamo dar um susto na galera, Valdemar! hahaha" Você dá sinal mesmo que os outros no ponto tenham dado pra dar um apoio moral e também pra, tipo, mostrar o motorista que você tem que ir de qualquer jeito! ("...dei sinal UAI!")
Então você entra, passa pela roleta, calorzão, você tenta abrir a "escotilha" janela de cima pra dar um refrescada no ambiente, mas ela costuma não abrir direito! Ao invés de abrir só a parte da frente da tampa ( com a boca da escotilha pra frente, pra entrar mais ar - já que o carro anda pra frente. dãããã...) a maioria das pessoas consegue abrir somente de lado, e desistem de arrumar porque está sem paciência...
Beleza, dentro do ônibus o negócio é o seguinte: achou lugar pra sentar, maravilha, sentou acabou. Se não, segue o procedimento:

1- Mulheres costumam ficar perto de pessoas sentadas que geralmente se oferecem para segurar a bolsa ou embrulho. Ponto.
2- Homens entram com mochila, alguns escolhem 'golpear' quem estiver em pé com a mochila, outros param na partizinha preferencial para cadeirantes (quando não estiverem no bus, claro) e ficam vendo aqueles cartazes de pessoas desaparecidas (estranhamente aparece foto de um cara de 50, mas a idade está 37...)
3- Ó! Você encontrou um assento livre na janela, porém tem gente sentada no assento do corredor, acontece o fenômeno mais interessante de todos!! As pessoas raramente se levantam da cadeira do corredor e deixam você passar. Ao invés disso, elas dão uma girada com a pernas pro lado do corredor (90° certinho!!) e você passa pra janela. Deve ser tipo "tá bom, você pode sentar, mas na janela!! O corredor eu peguei primeiro!!".
4- Essa é uma das situações mais "repescagem" ou "pegar continue em video game" do mundo! Você não achou lugar pra sentar, mas fica parado do lado do pessoal sentado. Em segundos dão o sinal e é justamente o passageiro sentado do seu lado que vai descer! "Os demais em pé que me desculpem aí!"

Falando em sinal, tem alguns apitos nos circulares que além de mais agudos que a maioria, duram 14 vezes a mais! Se sua viagem é longa você torce para só darem sinal quando for sua hora de descer.
Os circulares são muito curiosos, porque eles são mais baratos e só eles tem TV!!! Claro, não tem som, geralmente se vê uma apresentadora um pouco gordinha (ultimamente ela tem emagrecido!) ou passam clipes da Rihana ou ainda informações de atletas e escritores. Ou melhor, tem uma enquete sobre palavras desconhecidas da língua portuguesa!
Além de ver pessoas dormindo, tipo fazendo exercício com o pescoço no estilo menina do exorcista, você pode se distrair com os bêbados que tentam conversar ou cantar. Tem também a briga do passageiro esquentadinho com o trocador! E é interessante como há respeito por parte dos outros passageiros! Passageiro e trocador brigando, todo mundo em silêncio. O passageiro desceu, todo mundo volta a conversar, inclusive dando seu ponto de vista da discussão. Sempre o trocador fica com a razão.
Não sei se esqueci de alguma coisa...



3 comentários:

  1. kkkkkk, adoro fazer exercício de pescoço no estilo menina do exorcista!

    ResponderExcluir
  2. João Lucas6/2/12 9:15 PM

    cita o filho da puta do motorista que muda de pista qnd chega perto do ponto e passa direto. na antonio carlos rola isso demais!

    ResponderExcluir
  3. Felipe!! Simplesmente adorei!! Vc, como sempre, arrasa nos seus textos... Bjoooo!!!

    ResponderExcluir