quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fantoche Mental

Quando estamos com raiva de alguém e não temos tempo de resolver na hora, acontece esse fenômeno curioso. Porque a discussão real entra em espera até ambas as partes estarem disponíveis pra conversar. Ou seja, duas pessoas se desentendem por algum motivo e só vão poder conversar depois de um certo tempo. E nesse meio tempo se cria um fantoche na cabeça, e a discussão continua. O processo é simples, cabecinha livre com raiva de alguém, sem o "inimigo" por perto, é como se um fantasminha tomasse a forma da pessoa que se tem raiva e começa o duelo! Você quieto, longe de todo mundo e ao mesmo tempo lutando uma batalha sangrenta de palavras com um fantoche mental. O poder da mente é fantástico, recria som e imagem, expressão facial, usa o mesmo vocabulário da pessoa que se discorda e você não faz nada além de ficar exausto de raiva. Em ambiente de trabalho ou escola é muito comum. Porém, os fantoches mais convincentes são das pessoas que você mais conhece e gosta. Sua mente tem material de sobra para criar a batalha perfeita. Brigas mal resolvidas entre namorados ou com os pais são o topo da lista. Uma pessoa pode passar horas e horas (em caso de família até anos) duelando mentalmente com um simples fantoche. O resultado disso é o tão conhecido rancor. O melhor jeito de se livrar desse tipo de conflito seria não pensar nisso ( hahah impossível!) ou cuidar do seu "estoque de munição". A sua cabeça é que cria toda a batalha, logo, se você tiver só matéria prima ruim, ruim será o que vai ser produzido. Ao passo que fazendo o tão difícil "o que é certo!" no seu dia a dia (inclusive nas pequeninas coisas, pequenininhas... pequenizizinhas! rrsrs), você vai ficar praticamente entupido de coisas boas e vai viver melhor e resolver conflitos com munição boa.
Conflitos aparecem o tempo todo, eles estão aí para nos apresentar: Aquele que resolve bem, sem sofrimento, sem desconforto, é bom. Aquele que resolve mal, produz e estoca raiva.
Fazer o bem te faz acreditar mais em bondade dentro de você mesmo. E, automaticamente, você vai se ver melhor, e ver melhor o bem em sua volta. Logo vai esperar mais do outros. E mesmo diante de uma decepção grande, vai ter certeza que tem um grande Estoque de Bondade pra superá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário