sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sobre Carnavais e Guerras





A tecnologia em tempos de guerra aumenta muito. Tanto é investido para melhorar transporte e comunicação, que depois da guerra a tecnologia parece ter sido a única beneficiada. Os interessados na guerra investem muito dinheiro para aquele espaço de tempo. Os exércitos vão para o campo de batalha, vidas são perdidas, apesar do sentido da tecnologia ser de melhorar/ facilitar nossas vidas. Ou seja, guerra é 'ruim', tecnologia é 'bom' e é irônico como a guerra balança a tecnologia.
Cabe uma comparação na relação 'Guerra e Tecnologia' com 'Carnaval e Namoro'. É curioso como o Carnaval vem e transforma muitos namoros. Gente que você conhece e acha que está bem no namoro termina, outras começam a namorar logo depois do carnaval, e isso acontece aos montes!
Mas pensando bem, o carnaval acaba que é uma guerra mesmo. Milhões são investidos, o país pára, a tv mostra detalhes de todo canto, * patrimônios são destruídos ( Cruz da Ponte da Barra em Ouro Preto rsrs), são dias numa correria e coisas que não costumam acontecer em dias normais.
Você passando no meio da multidão vê cenas do "terror da guerra":

-Pessoas em estado deplorável gritando, berrando.
-Pessoas uniformizadas pulando juntas no bloco.
-Guerreiros tomados de coragem, mesmo abatendo uma oponente não muito bonita "canhão", mas é pela pátria.
-Guerreiras pintadas andando em grupo.
-A cena de um casal, a menina está chorando e o cara explicando. (...cenas do "terror da guerra")
-Hinos ecoam do fundo do peito.
-Ambulância socorrendo um guerreiro abatido.
-Alimentação racionada servida as pressas a um grande grupo.
-Confrontos memoráveis virarão história nas mesas de velhos guerreiros.

O carnaval balança os relacionamentos, assim como a guerra balança a tecnologia e é para melhor. Já que, misteriosamente, casais brigam com muito mais frequência nessa época. E se resistirem ás brigas, o casal é forte! Se um relacionamento começar no carnaval e durar, a guerra fez sentido. Agora, se o relacionamento começar no carnaval, e por exemplo, o folião e a 'folieta' morarem muito longe um do outro, impossibilitando de ficarem juntos, danou-se! A despedida na rodoviária fica sendo: abraços, beijos, lágrimas, "já te adicionei no facebook", "chegando lá me liga!", etc. Ao som de Los Hermanos "...todo carnaval tem seu fim....".
Aliás, assim como muita gente 'odeia carnaval' tanto quanto 'odeia a guerra', a trilha sonora do fim do carnaval seria "Unknown Soldier" do The Doors, com Jim Morrisson gritando "The war is over!".

O carnaval acabou e agora o Brasil se ergue, mais uma vez, dos destroços e começa 2012!



-----------
Clip Unknown Soldier (no final tem carnaval :)





2 comentários:

  1. Daniel Lage27/2/12 10:09 AM

    Ótimo Post Felipato, acontece dessa maneira aí mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo mesmo! A comparação foi mais que perfeita

    ResponderExcluir