sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Não Apenas Palavras - Capítulo 1 - Ver/Ler é acreditar?

     Palavras ditas ou escritas são junto com as imagens o principal instrumento da comunicação.
E se quiser se comunicar de verdade, você tem que tomar muitíssimo cuidado ao dizê-las, escrevê-las e, principalmente, lê-las e escutá-las. Me atrevo até a dizer, por exemplo, que 80% do que você lê não é bem o que está escrito.
      Deixando os outros instrumentos da comunicação um pouco de lado e prestando mais atenção na palavra escrita você vê fácil como o mercado publicitário sugere como a vida pode ser bem melhor. Só isso já seria uma deixa ótima pra escrever, mas eu quero falar de site de relacionamento pra começar. Para lista de contato escolheram a palavra Amigo. Tipo, você tem uma lista de pessoas que usam o mesmo programa que você, e são classificados como Amigas e provavelmente tem até não-amigos para manter a diplomacia na mesmíssima lista. O interessante é a mensagem para adicionar que diz que você ou a outra pessoa quer ser amigo. (Já foi o tempo que a mensagem "Amiiigo amiiiiggooo" era usado só para acalmar feras.)
     Outra coisa é tentar "ler" a vida de alguma pessoa através das mensagens publicadas! A pessoa pode estar triste e colocar uma mensagem super positiva. Fazendo um comentário à toa que na verdade vira provocação. Dar uma resposta para uma situção ruim perfeitamente quando na verdade ao vivo não fez nada. E a mais clássica de todas, se interessar por alguém e ver 'namorando/ em relacionamento sério' de baixo da foto sorridente. Aquele monte de fotos abraçadinhos ou rindo na praia ou num restaurante. O "leitor" toma um balde de água fria, enquanto tem 50% de chance daquele casal estar em briga de telefone ou num desgaste cômodo. Ou completamente ao contrário, a pessoa "solteira" tá tão ocupada há alguns meses namorando que nem ela, nem o parceiro/a (que nem tem site de relacionamento, mal mal abre o email que fez por causa do currículo) mudou o 'status online'. Ou até por uma questão de privacidade, pra família tá solteira, mas namorando escondido rsrsrsr.
      Uma última coisa são os 'kkkkkkkkkkkkk', 'hahahha', 'lol' ou 'jajajaja' poucas vezes a pessoa está dando gargalhada, ela está rindo baixinho e comentando que a sacada foi boa e concorda e manda a mensagem como cumprimento, um registro para quem ver aquilo saber que quem digitou fez uma excelente ponte entre uma personalidade e outra, construida com palavras.

----
Minha secretária: Nossa Seu Filipato! O senhor escreve umas coisas boniitas!
Eu: Que isso, Dona Suzana? São apenas palavras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário