quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"No Meu Tempo que Era Bom..."

Todo mundo gosta de infância. Várias lembranças e conquistas. Em geral o passado é mais confortável, não melhor! Confortável!
Confortável porque você já passou por ele e já aprendeu jeitos melhores de resolver problemas ou questões. Eu gosto de lembrar da minha infância, gosto da adolescência, relembrar sempre é bom. O que eu não gosto, já não gostava desde criança, é saudosismo. Essa competiçãozinha de quem viveu (não vive mais por escolha própria!) versus quem está vivendo.

Volta e meia aparece por email ou sites de relacionamento, mensagens de 'pessoas que já viveram' tentando se sentirem melhores (se dão até parabéns por terem conseguido sobreviver à banho de mangueira) todas indignadas que "no meu tempo era assim- que música não era tão ruim" e isso me faz ver de novo, a cena das tias ou amigos dos meus pais falando que nos anos 80 a juventude tava perdida, que as crianças não tinham mais respeito nem ingênuidade, etc. Eu lembro de como os olhos deles brilhavam quando estufavam o peito para falar do tempo deles. É uma cena meio triste, é uma alegria que mostra uma certa insatisfação com o presente, tipo "vocês que estão felizes AGORA, saibam que eu era muito mais feliz!!! (crianças e adolecentes tem mais com o que se preocupar do que se "hoje em dia é melhor ou pior". Eles não comparam, vivem! Logo: incomodam!

Saudosismo é o sinal mais claro que o indivíduo não está feliz com o presente. E fica tentando "crescer" pra cima das geracões seguintes, que muitas vezes não dão nem muita bola pra retrucar- você já deve ter escutado "ah a meninada de hoje em dia não sabe aproveitar não!" você lembra de ter tido pelo menos vontade de ficar debatendo com os tais "doutores da lei"? Poucas crianças iluminadas devem ter tido paciência e compaixão com os saudosistas em questão.

Assim como a geração de 40 torceu nariz quando o Rock apareceu em 50, que 'aquilo não era música', que 'quem eram esses caras rebolando? E mascando chiclete, Cuspindo no chao!?' Enquanto 'deveriam ouvir Música Clássica, isso sim que é música!' Uma geração atrás da outra tem sempre esse papo de "áh essa juventude transviada! Deviam ser como outrora fomos! Mas, pobrezinhos, o mundo hoje está devéras perdido!". Ainda bem que a Evolução se baseia em jovens contrariando os "sábios saudosistas". 'Ser como eles foram' seria: ser feliz numa partezinha da vida e depois sobreviver de 'vitórias passadas' mascarando o presente não tão bom. Quem joga o tal do Counter Strike consegue brincar de Polícia e Ladrão. Mas
coordenação motora e raciocínio pra terminar um jogo de video game não é pra qualquer um. Xadrez devia ser pra criança e Prince of Persia para intelectuais sofisticados. Rsrs

Eu fico imaginando homens das cavernas caçoando dos "jovens de hoje em dia" deles! Que os jovens estavam ficando sem tanto pêlo e tendo que usar pele de animais mortos pra se proteger e não percebendo que esses jovens só se preocupavam em melhorar os instrumentos de pedra. E quando apareceu o metal? Deve ter tido saudosista dizendo que pedra que era bom!

Saudosista não muda nada, só se vangloria. Lembrar, sempre! Comparar, só se for presente com presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário