quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Não Apenas Palavras - Capítulo 4 - Status

                             Não Apenas Palavras - Capítulo 4 - Status

     Numa fazenda, entre o estábulo e o galinheiro, havia um chiqueiro muito chique!
O criador desenvolveu uma técnica de premiação para os porcos. Avaliava o comportamento deles assim: se cooperavam para não fugir quando ele tinha que dar vacina, se não pisavam no cochinho de comida, se não guinchavam muito alto. Entre todos da vara um porquinho se destacava. Fazia tudo direitinho, sempre com prontidão, o criador resolveu dar a ele o prêmio. Ele tinha direito ao lugar do pote de água que ficava na sombra o dia inteiro, o melhor lugar para repousar anoite. Até a lavagem que ele comia o criador passou a colocar pedaços de pão novo.
     O porquinho já se sentia todo especial. O criador, quando o serviço "estava parado", ia lá fazer cafuné no bichinho. Comprou na mercearia ali perto uma fitinha côr-de-rosa que ficou "uma belezura" no pescoço do Crayton. Ganhou até nome o porquinho.
      Dia após dia ele era o exemplo de procedimento para o chiqueiro, levantava o focinho até para os cavalos do estábulo ao lado. O pangaré velho encostado até comentava "óia como rebola o porquinho...rsrsr".
      Se um porco, por distração sentasse no lugar dele, ele parava, olhava de cima e apontava pra fitinha côr-de-rosa. Fazer o quê? O porco levantava e deixava o Crayton sentar.
      Crayton na sua solidão pensava, como seria bom se eu vivesse num chiqueiro com mais porquinhos enfeitados com fitinha... mas pobrezinhos, só sabem rolar na lama.
      Do alto da varanda, os donos da fazenda tratando do papagaio, distraíram por um segundo vendo o porquinho isolado e triste .
Dona Alzira: Olha lá, bem... corta meu coração, as vezes. Parece que os bichinho pensa...
Papagaio estridente batendo as asas: kruuuupak, Vai virar Bacon!!
Seu Floriano: Naada Zira, vamo pensar é no almoção de domingo! Saudade dos menino...
Papagaio: Vai virar... tiu iú... bacon!!
Dona Alzira: Sosseeega, lôro!     

Um comentário:

  1. Moral: Quanto mais humildade, mais mostra que estamos mais ocupados com o resultado do que parecer 'poderozinhos' pros demais.

    ResponderExcluir